Cirurgia a laser da próstata – ressecção endoscópica da próstata (RTU)
A RTU de próstata é uma cirurgia a laser da próstata minimamente invasiva, feita no centro cirúrgico sob anestesia e sem cortes, realizada para remover a parte interna da próstata onde são gerados os sintomas obstrutivos, poupando a parte externa nomeada de cápsula prostática. Este crescimento benigno da próstata conhecido como hiperplasia prostática, comprime o canal da urina (uretra) podendo ocasionar um jato de urina mais fraco, sensação de que não urinou tudo, jato de urina intermitente (“cortado”) e aumento da frequência urinária à noite.
Para avaliar se um homem tem hiperplasia e se o tratamento será medicamentoso (80% dos casos) ou cirúrgico, faz-se necessário avaliação com o urologista que irá realizar exame clínico, laboratorial, ultrassonografia e urofluxometria.
Ao final da cirurgia, o paciente deverá permanecer com uma sonda vesical por um período curto (1 a 3 dias) com o objetivo de prevenir formação de coágulos dentro da bexiga. Nos primeiros dias, a urina poderá ficar um pouco avermelhada e o paciente será capaz de retornar às atividades habituais em um curto período de tempo.
Siga-nos no Instagram: @clinicauromais
Conheça nossas especialidades