Infertilidade Masculina
A infertilidade é caracterizada pela incapacidade gerar um filho após um ano de tentativas, sem uso de métodos contraceptivos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade atinge cerca de 20% dos casais no mundo, destes, 30% são devidos problemas masculinos e 20% têm causas masculinas e femininas combinadas. Por este motivo, a avaliação e o tratamento do homem são de total importância na condução de um casal infértil.
Continue lendo e saiba quais as principais causas, diagnósticos e tratamentos da infertilidade masculina.
Quais as causas da Infertilidade Masculina?
A infertilidade masculina pode ser causada por diversos fatores, entre os principais podemos citar:
- Varicocele, dilatação anormal das veias dentro da bolsa escrotal;
- Criptorquidia unilateral ou bilateral;
- Torção testicular ou trauma testicular;
- Infecções do trato genital masculino, tais como prostatite e epididimite;
- Orquite (inflamação no testículo) pós-caxumba;
- Febre, viremia ou bacteremia podem causar uma disfunção testicular temporária
- História familiar de diabetes mellitus;
- Cirurgias vesicais, pélvicas, retroperitoneais e transuretrais;
- Alterações genéticas.
Como é feito o diagnóstico de infertilidade masculina
O espermograma é o principal exame e mais utilizado para o diagnóstico de infertilidade masculina, sendo necessárias duas amostras com intervalo entre 15 a 30 dias para o resultado eficaz. O exame avalia o volume de sêmen, o número, a concentração, a movimentação (motilidade) e a forma (morfologia) dos espermatozoides e também se há algum tipo de inflamação, o que será diagnosticado pela presença de leucócitos.
Também podem ser solicitados o exame de doppler dos testículos e a dosagem dos hormônios: testosterona total, FSH, LH e prolactina.
Conheça os meios de tratamento
Aproximadamente, 25% das causas de infertilidade masculina são chamadas de idiopáticas, e não possuem tratamento específico. Porém, após o diagnóstico correto é possível indicar o melhor tratamento para o retorno da fertilidade.
O ideal é que o casal, ao perceber os sintomas, procure auxilio médico para a investigação e, assim busque o melhor tratamento.